A Ana é filha de feirantes e consumidora de roupas de feiras e camelôs de Brasília e Cidades Satélites. Ela tem um estilo super autêntico e que chama atenção. Conhecemos a Ana na faculdade e sempre ficamos encantadas com as roupas diferentonas que ela costumava usar e sempre que perguntávamos "onde você comprou?", ela dizia "na Feira!".
Acompanhamos a Ana pela Feira dos Goianos, uma das mais populares da cidade, para conhecermos um pouco sobre sua rotina de compras. De quebra, invadimos o guarda roupa dela para conferir as suas peças compradas em feiras e camelôs de Brasília e transformar nesse editorial.
PROJETOS
Ao longo dos anos tive a oportunidade de fazer parte de vários projetos incríveis.
Aqui você pode conferir os mais notáveis e/ou que ainda estão ativos.
BSB no Cabide
coletivo de consumo consciente
O Coletivo BSB no cabide nasceu em 2017 com a proposta de romper com a moda tradicional e a enxergar pelo viés da sustentabilidade, inclusão e autenticidade. Através da sustentabilidade pensamos na moda aliada ao consumo e produção consciente. Sendo inclusiva, pensando em como podemos atingir o máximo de realidades sociais e de gênero possíveis. E sem perder a autenticidade presente na área.
A partir disso o coletivo se propôs a dialogar com as pessoas que pensam e produzem moda de maneira consciente e inclusiva, e assim, atingiu também variados públicos que ainda não tinham tido contato com esse novo modo de pensar a moda. Além disso, o coletivo começou a falar sobre um lifestyle mais consciente, abrangendo o consumo de beleza sem crueldade animal e veganismo.
O projeto começou com duas pessoas a frente, Amandla Gandhi e Elis Uchôa, que dividiram as demandas do coletivo, desde a parte administrativa aos processos de pré-produção, produção e pós produção das ações executadas.
Com isso, promovemos workshops, palestras, rodas de diálogo, conectamos pessoas e projetos. Produzimos editoriais, materiais educativos e conteúdos. E colaboramos para promover a comunicação e circulação dessas ideias dentro e fora das redes sociais.
Pensamos o projeto a partir da carência de coletivos que dialogassem moda na cidade e através de uma corrente social. Acreditamos que a moda precisa nascer sem distinção de gênero para acolher as diversas identidades e também ser pensada, produzida e consumida conscientemente, a fim de incentivar a diminuição de resíduos gerados para o meio ambiente e gerar o fortalecimento do mercado local e pequenos empreendedores do ramo.
Por não termos muitos recursos financeiros disponíveis, começamos o projeto através de uma plataforma online e das redes sociais. Fizemos projetos que divulgaram os ideais citados através de editoriais de moda, entrevistas com pessoas da área e postagens dialogando os temas; criamos uma plataforma que servirá como um canal eternizado para difusão desses conteúdos já concebidos.
***Atualmente o coletivo está com as atividades suspensas.
Foda Truck
sex shop para todes
Lá em 2017 personalizamos um carrinho de compras e percorremos bares, festas e eventos em Brasília, aproximando o mundo erótico de pessoas que desconheciam ou tinham medo de entrar em uma sex shop convencional.
Hoje temos um e-commerce e marcamos presença nas redes sociais, criando espaços acolhedores que celebram a diversidade e proporcionam uma troca de experiências sobre sexualidades sem tabus.
Nosso maior desejo é fazer com que as pessoas se sintam confiantes para explorarem os seus corpos, sozinhas ou acompanhadas, com informação, diversão e responsabilidade.
Aqueer nossos produtos são para todes.
Se você tem vontade de multiplicar suas possibilidades de sentir prazer, sem julgamentos ou estereótipos de gênero, então você é como a gente: Foda!
Da Silva
produtora cultural e de conteúdo
Da Silva é um coletivo que ressignifica o conceito de Lifestyle, valorizando a cultura local e colocando o jovem como protagonista.
Em 2019 fomos contemplados no edital LECRIA - Rede Coletivo de Expressão e pudemos colocar a plataforma no ar e produzir eventos com o recurso.
Com os recursos e reconhecimentos acumulados, em 2020 pudemos lançar o nosso primeiro edital que nasceu com intuito de auxiliar artistas locais e fortalecer a nossa economia criativa durante a pandemia:
Quarenteners é uma iniciativa do coletivo Da SILVA que busca promover a criação artística e cultural de jovens – 16 a 29 anos do Distrito Federal – durante a quarentena decorrente do COVID-19.
O edital foi lançado em maio e teve 10 projetos selecionados dentre os 66 projetos inscritos. Os projetos selecionados receberam um auxilio financeiro de R$300, mentoria da equipe Da SILVA e um papo com o artista Muha Basila.
Os projetos selecionados tiveram o prazo de 15 dias para serem produzidos e respeitaram as medidas de distanciamento e segurança indicadas pela Organização Mundial da Saúde e das autoridades locais.
***Atualmente o coletivo está com as atividades suspensas.
Nesta plataforma, é possível encontrar os projetos produzidos, assim como entrevistas de perfil realizadas com os artistas.